quarta-feira, 23 de junho de 2010

Falando de Amor - 5. SERVIR E PERDOAR

 

“... [o amor] Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor”. 1 Coríntios 13.5

      Acredito que o antônimo de Amor seja o egoísmo, não o ódio.
      Ao contrário do egoísmo, o Amor não tem a função de satisfazer desejos pessoais. Ele não se comporta de forma interesseira, nem fica se fazendo valer da dor ou do remorso do outro. Quando “jogamos na cara” de quem amamos algo que sabemos que é motivo de tristeza ou de vergonha para ele, não estamos amando. Muitas vezes, enganamos a nós mesmos dizendo que estamos dizendo a verdade para o bem do outro. É mentira. Ao arremeçar culpas, na verdade, estamos tentando vencer uma luta de forma covarde. Lançar pesos, usar a psique ou até mesmo o Amor do outro, é o contrário de servir.
O amor é servo, como já falamos. Ele traz leveza de espírito para o outro, mesmo diante de situações delicadas. Ele busca amansar a alma do outro para que veja seus erros por consciência e não por acusação. E ele também não permite vitimização.
Entre sentir-se vítima e perdoar, perdoe. “Kelly, não é fácil... não é simplesmente dizer: 'perdoei'”. Não falo sobre facilidades. Ninguém disse que seria fácil. Mas, se você decidiu amar, implicitamente, decidiu ser guerreiro. É lutar constantemente com as respostas naturais que nos levam à desistência. É um esforço visando um final feliz. Isso é amar. Isso é encobrir a multidão dos erros de quem te feriu. A vitimização só leva a uma prisão de consciência do outro a você. Melhor do que escravizá-lo, maltratá-lo em nome do seu orgulho ferido, dê a carta de alforria. Libere o próximo da sua culpa. Seja misericordioso e se possível, gracioso, oferecendo-lhe algo especial, apesar de não merecer. É difícil, mas vale a pena! O espírito de quem perdoa é leve, de quem serve é cheio de dignidade. É trabalhar em nome do Amor.

Aos que entenderam o sacrifício de JESUS, sua Ressurreição e o aceitaram, não esqueçam que ELE nos perdoou e não guarda rancores do que fizemos. Quem ainda não viveu essa liberdade, experimente! Confesse seus pecados a Ele, peça perdão. Ele terá alegria em te fazer experimentar o quanto vale a pena AMAR. Ele é Mestre nisso!
Páscoa é renascer. É esse Cristo que perdoa e que nos ensina a servir, vivendo em nós.

Paz & beijo.

Kelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário