quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

AMOR QUE SOFRE x MASOQUISMO

"[o amor] Tudo sofre..."   - 1 Coríntios 13.7

Voltei a falar de Amor. Não tinha pensado no quanto o deixar de viver a vida que Deus nos dá é pecado. E o quanto isso é negar o Amor com o qual Ele nos presenteou. Então, retomei o estudo sobre 1 Coríntios 13. Não vou falar sobre os sofrimentos no Amor em si. Cada um tem seu testemunho sobre isso. O que eu quero é separar o sofrimento por Amor do "masoquismo espiritual" pregado e cantado por aí, que tem privado muitos jovens cristãos de viver com alegria a Vida que Deus lhes deu, através de Jesus! Abrir mão de viver não é  viver o Amor que tudo sofre. O cuidado deve existir em não prendermos nosso coração nas ambições da vida, porque senão a perderemos. Mas, quem deixar de viver os próprios caminhos e optar pela vida de Cristo, por segui-lo, custe o que custar, sofra o que sofrer, este sim, viverá (Mt 10.39). Esse é o Caminho do Amor.

Amados, tudo o que Deus faz é bom (Genesis 1)!  Ele nos soprou vida, e  a deu em abundância, através do Senhor Jesus. Quem rouba a sua alegria, mata a sua esperança e destrói os seus sonhos não é o Cristianismo, mas é o inimigo, descrito como um ladrão (João 10.10). Eu quero dar um grito em favor da Vida: separar-se para Deus, seguir o Caminho, não pode ser diferente de viver a Vida! Negue-se a si mesmo ao não perseguir instintivamente seus desejos, ao não ser comum com o mundo, e na intenção do coração encontre a vida (Mt 10.39). Viva, mas, para a Glória de Deus. Cresça para a Glória de Deus, trabalhe, cante, componha, dance, escute música, namore, case, tenha filhos, para a glória de Deus! Você pode! Mas, saiba, que por ser para a glória de Deus, o mundo não vai entender você e o Amor que você viver trará consigo um sofrimento natural dessa escolha. O negar-se a si mesmo é o endereço dessa vida, desse Amor. Eu sofro porque vale a pena amar. E Amor é decisão.

Senti de escrever sobre porque eu mesma já me neguei de viver coisas lindas da vida achando que estava me preservando para Deus. E Ele não me pediu sacrifícios, mas um coração grato. O Amor que tudo sofre vem de uma decisão de não nos conformarmos com o mundo, porque SABEMOS que o Amor em seu fim é mais elevado. O Amor que tudo sofre, não é uma negação à viver a vida. Não é uma privação às emoções - que Deus nos deu! -, mas a entrega das dores que ele sofre ao Autor da Vida. Erramos por não conhecermos as Escrituras e nem o poder de Deus (Mateus 22.29). Nelas está a Verdade, que nos santifica (João 17.17), liberta (João 8.32) e nos alivia com o fardo leve de Cristo (Mateus 11.28, 29)! Jesus, nosso Mestre, nos ensina a viver e nos dá coragem de amar com as percepções que alcançamos quando tratamos a vida como um presente. Se tivermos medo de viver, estaremos nos convencendo de que é melhor não nos contagiarmos com alegria nenhuma para não nos machucarmos. E que qualquer machucado, significa que pecamos, ou que erramos, ou que Deus se desagradará de nós. Esse medo de viver, essa covardia de enfrentar o mundo nos fará vazios e deprimidos até a morte.  Sermos servos é certo, mas não devemos parar aí. Os anjos também são.  O nosso diferencial é podermos viver Jesus em nosso corpo mortal.  Isso nos faz cristãos, peregrinos na terra. Sermos HOMENS e MULHERES de Deus. De outra forma, espiritualizando as responsabilidades e a natureza da vida real, não testemunharemos nunca o milagre do Amor de Deus em nossas vidas. Seremos apenas mensageiros. E nosso chamado é para sermos testemunhas, enquanto percorrermos o mundo (Atos 1.8).  Se você tiver medo de ser humano, não estará valorizando a cruz, a graça, a sua vida passará em branco e você estará dizendo que foi em nome de Deus! Que contradição!

Não se conformar com esse mundo é não aceitar que os desvalores dele sejam mais fortes que as marcas do Reino que carregamos no nosso estilo de viver, de falar, de andar, de amar. É sofrer por essa causa. O Amor faz isso. Jesus fez isso. Ele sofreu por um ideal. Ele não se martirizou, mas foi o mártir. Quem se martiriza é masoquista. Gosta de sofrer para chamar atenção. Quem sofre por amor mede os riscos com prudência, mas na intrepidez do Espírito dAquele que é Amor, aceita todos os desafios da vida e até mesmo da morte para viver em plenitude a Vida que lhe foi soprada!

Se você estiver sofrendo por Amor, sua esperança diz que em algum momento haverá cura, redenção para sua dor. Viva mais e melhor debaixo da benção dEle. E assim você estará sendo testemunha do Seu amor. Uma vida sem paz, atormentada por pensamentos de repúdio a coisas que são benção, que são naturais e que você já submeteu ao Espírito é masoquismo.

O amor aguenta sofrer por esperar o tempo de angústia passar. Ele é equilibrado, tem bom senso no âmbito da fé que persiste e faz a vida continuar acontecendo. 
O seu sofrimento pode durar uma noite, mas a sua alegria virá pela manhã (Salmo 30.5b).
É palavra daquEle que é Amor.

Soli Deo Gloria.

3 comentários:

  1. Muito bom este texto,a forma como aborda o tema amor,é muito sincera e real!
    ass:Camila Caparelli

    ResponderExcluir
  2. Olá Kelly! Muito bom esse texto! inspirador, consolador e edifiador! Parabéns, que Deus te capacite a cada dia mais, e que esse seu talento sirva para tocar muitas vidas com o amor do nosso Deus!

    Parabéns! Deus te abençoe! :)

    Ass: Jessé G. Adamuchio

    ResponderExcluir
  3. Que lindo isso, Donzela Guerreira!

    Já dissea a música: Saber amar é saber deixar alguém te amar.

    É fato, e isso ocorre com Deus. Se não deixamos ele nos amar, como podemos amar também? E se não amarmos a vida, e o que ela oferece, bom ou ruim, não estamos curtindo o mais precioso presente de Deus: ele ter nos criado, cada um diferente do outro, escolhidos e amados individualmente.
    Falou tudo, garota! É isso aí!

    ResponderExcluir