terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um Lutero na Minha Igreja (III) - Solus Christus

"E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus". 


 Para mim, é absurdo tentar falar de Amor sem pensar na imagem acima. Jesus é o maior REVOLUCIONÁRIO que já pisou esse mundo!
 Jesus é a única expressão perfeita do Amor e nos ensinou como viver essa essência, ainda que pecadores. Não depende do como estamos, mas o que decidimos fazer com nossas vidas. O Mestre está sempre pronto a apontar o único Caminho capaz de unir-nos Àquele que é amor. Jesus mesmo testificou que é o Caminho, a Verdade, a Vida. Não necessita-se de debates a respeito. Não precisamos questionar Deus e seus mistérios. Usemos da nossa inteligência para rever o que temos vivido aqui, como homens e mulheres capazes de mudar realidades simplesmente decidindo coisas pequenas em seu coração.

Há poucos dias, voltando de um culto da minha igreja local, meditei sobre o que é ser Igreja de Cristo, novamente. Por causa de Jesus, o Amor ainda é o diferencial entre o autêntico Cristianismo e as farsas espalhadas por aí.  Teólogos de renome já debateram várias vezes os postulados de prática desse Amor maravilhoso, desenvolvendo culturas diferentes em torno da Doutrina de Jesus e isso era para ser bom. A razão humana, desvendando a prática de algo puro, 100% seguro para o bem-estar da alma.

Com tantos estudos lidos, passei a entender um Jesus que andava com gente de TODO tipo. Comia com desprezados, reeducava bandidos, curava mal-julgados, encorajava o aflito a levantar a cabeça. Advogou a adúltera e lhe concedeu a chance de recomeçar de forma digna. E ele continua andando com calvinistas, arminianos, agostinianos, luteranos... até com os que ingenuamente estão sendo enganados, por aqueles que doutrinam sobre as notas na carteira de Deus e como arrombar seu "Santo Cofre". Aqueles que destorcem a Palavra e pregam o desafeto na Igreja do Senhor, um dia darão conta do tempo em que fizeram dormente a única ferramenta capaz de mudar mundos, transformar vidas: o amor ao próximo.

Jesus quebrou paradigmas por amor, com amor.
E, às vezes nos queixamos porque fulano não veio nos cumprimentar, fazemos novelas com olhares e atitudes, ignoramos o clamor de tantos no mundo que necessitam que um povo munido de Esperança, pregue a Liberdade! Não percamos mais tempo com discussões irrelevantes para a fé. Basta entender que Jesus é o Caminho. Pisemos o que Ele já fez. Imitemos seu amor. Isso não será apaziguador de início. Será desafiador!

Provocaremos acomodados, perdoaremos quem não presta, resgataremos quem desprezamos, oraremos com condenados. Interesseiros hão de nos perseguir e delatar, mas quando o propósito é maior do que a racionalidade pode iluminar, não há ideologia maligna capaz de confrontar a força imensurável e infalível do Amor.

Peçamos à fonte, ao único Purificador do entulhado Amor.
A inspiração para que a Igreja apareça, revolucione e prevaleça em seu propósito só tem um nome: Jesus.

Solus Christus.
Feliz 2011! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário