sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Um Lutero na Minha Igreja (II) - Sola Scriptura

"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade". João 17.17

A Bíblia é o livro mais precioso da minha vida.
As Cinco Colunas da Reforma Protestante são as declarações que identificam a fé genuína na pessoa do Senhor Jesus, caracterizando assim, a Igreja de Cristo, reformada, pura, pronta para participar e transformar a sociedade em que estiver inserida. Sola Scriptura, Sola Christius, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria. Com tais bases, decidi retomar o estudo da Palavra em profundidade e, à revelação que o Espírito Santo traz entregar minha alma a ser moldada. 

Comecemos com Sola Scriptura que por si, embasa toda a história de Deus com a humanidade, os conselhos do Autor da Vida e a Salvação em daqueles que crerem no Senhor Jesus Cristo. As Escrituras são o norte da humanidade. Ali, toda ansiedade tem explicação, todo sentimento um amparo, todo caminho um início e um fim. Ali, a estrutura da família se revela, o amor incondicional é exemplificado, o desafio do  impossível traz a lição da fé capaz de mover montanhas.

Para a glória de Deus tenho reencontrado a vivacidade da Palavra de Deus na minha vida, até mesmo em versículos pequenos, retirados de caixinhas de promessas, ou escolhidos como tema de congressos, decalques de vidro, etc. A Bíblia contém o pão nosso de cada dia.
Dia-a-dia, maravilho-me diante de tanta sabedoria em folhas impressas!! O alimento para nossas almas, o conselho certo na hora certa. Ela tem o material perfeito para que o Espírito Santo, como Mestre de Obras, aperfeiçoe a obra que em nós iniciou quando nos rendemos a Jesus! - aos que se renderam a Jesus! Eu gosto muito de livros. Mas, a base da minha vida é o Livro dos livros!


Soli Deo Gloria.


Abaixo, deixo um trecho da interpretação e afirmação da fé protestante sobre a Escritura:




Declaração de Cambridge
(retirado do site www.monergismo.com)
 SOLA SCRIPTURA

SOLA SCRIPTURA: A Erosão da Autoridade
Só a Escritura é a regra inerrante da vida da igreja, mas a igreja evangélica atual fez separação entre a Escritura e sua função oficial. Na prática, a igreja é guiada, por vezes demais, pela cultura. Técnicas terapêuticas, estratégias de marketing, e o ritmo do mundo de entretenimento muitas vezes tem mais voz naquilo que a igreja quer, em como funciona, e no que oferece, do que a Palavra de Deus. Os pastores negligenciam a supervisão do culto, que lhes compete, inclusive o conteúdo doutrinário da música. À medida que a autoridade bíblica foi abandonada na prática, que suas verdades se enfraqueceram na consciência cristã, e que suas doutrinas perderam sua proeminência, a igreja foi cada vez mais esvaziada de sua integridade, autoridade moral e discernimento.
Em lugar de adaptar a fé cristã para satisfazer as necessidades sentidas dos consumidores, devemos proclamar a Lei como medida única da justiça verdadeira, e o evangelho como a única proclamação da verdade salvadora. A verdade bíblica é indispensável para a compreensão, o desvelo e a disciplina da igreja.
A Escritura deve nos levar além de nossas necessidades percebidas para nossas necessidades reais, e libertar-nos do hábito de nos enxergar por meio das imagens sedutoras, clichês, promessas e prioridades da cultura massificada. É só à luz da verdade de Deus que nós nos entendemos corretamente e abrimos os olhos para a provisão de Deus para a nossa sociedade. A Bíblia, portanto, precisa ser ensinada e pregada na igreja. Os sermões precisam ser exposições da Bíblia e de seus ensino, não a expressão de opinião ou de idéias da época. Não devemos aceitar menos do que aquilo que Deus nos tem dado.
A obra do Espírito Santo na experiência pessoal não pode ser desvinculada da Escritura. O Espírito não fala em formas que independem da Escritura. À parte da Escritura nunca teríamos conhecido a graça de Deus em Cristo. A Palavra bíblica, e não a experiência espiritual, é o teste da verdade.
Tese 1: Sola Scriptura
Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário