quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Um Lutero na Minha Igreja - Parte I

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim". - Paulo aos Gálatas 2.20
    2010 foi um ano interessante. Comecei com uma reforma no meu cristianismo. Eu queria reformar era o que estava ao meu redor, a minha igreja, minha PIB, as pessoas que contracenavam comigo! Mas, logo que me coloquei diante de Deus para ser instrumento, Ele começou A REFORMA em mim! Isso signifcou tomar coragem para recuar um pouco no que parecia ser o caminho óbvio do sucesso, da honra dos homens e deixar que um Espírito Santo, numa ação luterana, apontasse algumas teses que entulhavam um - como chamou CS Lewis - Cristianismo puro e simples. Para ir adiante, às vezes é necessário trocar a marcha para uma mais lenta, mais pesada.

       Mas, a benção de se compreender a marcha para tocar a vida em frente, como canta  Almir Sater, compensa a crítica e diminuição do nosso "eu" diante daquEle que distribui o dom de ser feliz para cada um de nós. E, para mim, ser feliz é ser Igreja, é espelhar Cristo na vida abundante, é esperar, ainda que no deserto, pela resposta certa, que vem do Senhor (Provérbios 16.1). Ser Igreja é não concordar com certas coisas, como um Natal em que substitui-se os Aleluias! pelo nome de uma personagem para se tentar explicar a tranformação possível na vida de alguém que passa a crer em Jesus. Não concordo mesmo. Amo muito quem participa e amo a liberdade que temos de usar nossos dons para o Senhor. Mas, sinto falta de um Natal mais cheio de JESUS! Ser Igreja é ser povo unido em Jesus para fazer diferença no mundo. Unido EM JESUS! E só então funcionará nossa união em qualquer outra coisa. 

      O fato é que Jesus nasceu e mudou o calendário. Cresceu e mudou cenários. Pregou e apaziguou vidas. Estendeu a mão e curou. Morreu numa cruz e salvou o perdido. Ressuscitou e vive para todo o sempre! A partir daí, faça-se de tudo para difundir a mensagem. E, não o contrário... desabafei. Igreja é desabafo também. Se estou errada, tenho certeza de que alguma circunstância irá me servir de sala de aula para acalmar meu protesto. Isso é ser Igreja também.

     Falando nisso, ser Igreja é também estar aberto a entender e crescer com a vida do próximo. Esteja ele bem ou mal. Esteja ele interessado em fazer algo por você ou não. É ter valores inegociáveis, mas, um coração de aprendiz diante do reconhecimento das coisas ocultas a todos ou reveladas a outros e não a mim!

     Nunca gostei da frase do Ghandi quando disse que o problema do Cristianismo - que ele chamou de perfeito- são os cristãos. Os simpatizantes que me perdoem, mas ele não entendeu nada! O Cristianismo existe por causa dos cristãos. Cristãos, desde os primeiros, são um bando de pecadores, de gente sem rumo ou sem perspectiva humana de conserto. Pessoas que foram entristecidas pela vida, feridas com marcas profundas, doentes de alma e corpo. Mas, que, apesar de todas as mazelas que qualquer pessoa é capaz de sofrer, encontraram um Salvador, capaz de perdoar seus pecados, aliviar sua bagagem - como escreveu Max Lucado - na peregrinação dessa vida. Encontraram em Cristo um exemplo de alguém que venceu o mundo. Aliás, cabe dizer que Jesus foi o único a vencer o mundo e abrir caminho para que aquele que QUISER - não, Ele é bom demais para obrigar você a fazer o que não quer! - segui-lo, tome sua própria cruz e, negando-se a si mesmo, negando-se a aceitar que suas dores o entreguem à Morte, permitam que Ele mesmo, Jesus Cristo, traga liberdade e paz para sua vida!!

      Deixem-me dizer o que não é cristianismo: - Se você só consegue amar Jesus quando está feliz, você pode fazer mil coisas boas, mas não é um cristão. Se ter fé para você é simplesmente pensar positivo, tão logo você descubra que o controle da tempestade não está no seu otimismo revelará o péssimo crente que você é diante das dificuldades. Se para você dizer que Deus é bom Ele tem que estar de acordo com o que você quer, o seu deus é você mesmo e você é qualquer coisa menos cristão. Ser Igreja é ser parte de um grupo de cristãos. Ser cristão é crucificar seus pecados com Cristo.

      Ah, eu sou parte da Igreja, junto com todos os que estão crucificados com Cristo. Eu sou cristã, uma pessoa imperfeita tentando absorver um pouco da vida de Jesus e buscando nEle o crescimento e a transformação necessários para fazer a minha parte como Igreja. Nisso, de tempos em tempos largo um Luterinho - uma das funções do Espírito Santo na minha vida, para listar o que devo fazer para melhorar e do que tenho que abrir mão para honrar ao Caminho (Salmo 139.23,24).

    Toda adoração seja dada ao que é Perfeito. Divinamente homem, humanamente Deus.
    A JESUS toda a Glória! Amém.

3 comentários:

  1. Oi donzela guerreira zangada!!! hehehehehe

    Sabe amiga eu li seu post, e senti que devia colocar meu pensamento, por mais que ele não converse com o seu.
    Muitas pessoas encontraram Jesus por várias formas, e algumas delas nada cristãs. Alguns foram a Igreja seguindo o principio de namorar caras bonitos (ou garotas bonitas) e fieis. Outros porque ouviram sobre Moisés e queriam ir na Igreja refutar "aquele conto de fada". Outros porque não tinham onde dormir nem dinheiro para se drogar. E conto estes exemplos porque eu ouvi das próprias pessoas. Eu mesma fui na PIB porque queria acreditar em algo, mas nem sabia o que e achei que lá pelo menos eu não ia me estressar (olha que raciocinio doido!!).
    Nossa Igreja está falando sobre uma garota para falar de Jesus. Tem Igreja lançando funk para falar de Jesus, fazendo culto show para falar de Jesus (com direito a dominó humano!), trazendo famosos para falar de Jesus. Afinal, que quer Jesus de nós? Cada um de nós sabe seu próprio desafio. Mas entendo sua revolta, amiga. Também pensei em como a "embalagem" vende bem mais o "conteúdo".
    Mas acho que, independente dos meios, se Jesus e o infinito amor de Deus tocar pessoas nas noites de Violeta Caron, então teremos algo a mais. Violeta passará, Jesus não.
    Beijitos com caramelo bem melados hehehehe
    Amo vc! Feliz Natal antecipado e boa sorte!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei zangada, Paty!
    Eu não sou contra meios alternativos de evangelismo. Curto o trabalho dos skatistas, do break, de todo mundo na PIB. Se não, não estaria lá. A PIB é assim. E eu a amo por ser assim! Na verdade esse "não sei o que" que faz as pessoas se interessarem por um funk, um teatro ou entrar numa igreja é o próprio Espírito Santo, trabalhando no coração que vai ser de Jesus.

    1.Não tenho nada contra Violeta Caron em si. Amo a Bruna e todo mundo que vai participar do Nataleluia! Eles sabem disso! O que não concordo é que numa festa que deliberadamente é cristã, nós não estamos gritando aos quatro cantos, com todo o coração que JESUS CRISTO, o SALVADOR, nasceu! Essa festa é nossa. E, a questão vai mais longe do que o que você vê. A igreja tem que se unir em torno de quem é Jesus para fazer o melhor para Ele. E, dessa vez, está-se reaproveitando uma peça que deu certo - deu certo! - no meio do ano. Eu não fui contra Violeta Caron em agosto.
    Eu só não curti a idéia de ser ela de novo numa das maiores festas que a Igreja poderia dar! E, não fui a única.
    É uma opinião, não uma zanga.

    2. Eu não ia mencionar Nataleluia ou Violeta Caron, apesar de ser óbvia a menção desses termos. Justo porque todo o resto do texto não diz respeito a esse assunto. Esse foi um dos exemplos dos pensamentos reformistas ou reformados, ou ainda, sujeitos à reforma, que estão na minha cabeça!

    3. Também amo vc!
    Valeu flor! Deus te abençoe!
    Feliz Natal! E que Jesus seja o primeiro na sua vida, sempre!
    Beijão, mana.

    ResponderExcluir
  3. Kelly, eu de fato penso como você,
    desde que soou a idéia deles reapresentarem no nataleluia o De Volta para Casa eu me revoltei legal, e ai veio o espetáculo que eu dancei no Guairínha, e nesse tambem tinham inumeras coisas que me desagradavam no quesito de proclamar o nome de Jesus. Eu não esperava nada mesmo de "A Reforma", mas ainda assim Deus pegou aquilo que pra mim era completamente fora da casinha e transformou em algo grande. Assim que pisei o pé naquele teatro, e eu estava um lixo de cansada e tudo mais, eu pude sentir que a presença do Senhor estava naquele lugar. Eu dancei tão alegre naquele domingo que só fui perceber que ganhei mais de 9 hematomas pelo corpo no dia seguinte, e eu olhava pra cada um deles com felicidade porque eu sabia que cada um deles valeu a pena.
    Não querendo comparar com Nataleluia mas eu estou completamente desanimada tambem com o desse ano. Mas a minha esperança ainda não morreu. Eu quero dar o meu melhor com excelência de qualquer forma, mesmo que eu não possa gritar, eu quero estar intercedendo pelas vidas que estarão assistindo. Eu quero dar meu louvor a Deus.
    A minha tristeza é tambem porque no ano que vem eu talvez nem possa participar do nataleluia, e desde que eu me converti, desde a primeira vez que eu assisti um nataleluia eu fui tocada por Deus, então eu tenho essa expectativa de que algo anormal aconteça, ou sei la.
    Acho que de fato nós como Igreja temos passado por grandes reformas, mas é necessário tempo, oração e união. É, foi mais um desabafo.
    Bom, eu gostei muito mesmo do post, e estou meditando legal sobre Pv16:1
    Peace
    Beeijos

    ResponderExcluir