segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Você está preparado?

Preparado para quê, Kelly?

Tenho pensado em Jeremias. Não, não tenho estudado sobre ele, tenho pensado nele e só.  Escrever aqui me faz elaborar melhor quem foi esse homem. O profeta chorão - como dizia um pastor em minha infância, foi um escolhido por Deus para uma tarefa nada fácil: exortar e admoestar um povo arredio ao amor de seu Senhor. Um chamado lindo acontece logo no primeiro capítulo de seu livro, quando o Senhor diz:

"Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações". Jeremias 1.5 (NVI)

É uma mensagem linda, convenhamos. Um dos melhores pastores e pregadores (nem todo pastor é um bom pregador e vice-versa) que tenho a benção de conhecer, teve seu chamado confirmado por esse versículo, por esclarecimento e afirmação do Espírito Santo.
 Mas, o primeiro destinatário dessa mensagem foi o jovem Jeremias. E, pelo que leio nas Escrituras, ele teve medo. Medo de não saber falar, de ser rejeitado. Medo de não ser compreendido e de ser humilhado. Por causa disso, entre as profecias e revelações que entregava para o povo, encontramos seus lamentos e queixas. Em alguns trechos, Jeremias reconhece e adora ao Senhor, num temor impar (Jr 10.23-25)! Claramente, ele se debatia nas mãos do Altíssimo enquanto O servia!

Seus medos se cumpriram sim, pois, foi humilhado. E foi desprezado pelo obstinado povo de Israel, que largara a fé sincera no Deus Verdadeiro para adorar ídolos feitos pelas mãos de homens. O povo estava tão cego na sua vida de pecado que Jeremias pregava e clamava, mas o povo não lhe dava ouvidos. E os maltratos que recebeu faziam feridas na sua alma. Chegou ao ponto de chamar Deus à discussão a respeito do destino dos ímpios, praticamente aconselhando Deus sobre o que fazer, pois ele, Jeremias, já estava cansado de ser perseguido por proclamar a verdade enquanto via o ímpio prosperar (Jr 12.1-4).

Então Deus, o Todo-Poderoso Deus, acalma seu servo e o desafia a enxergar além:
 
"Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos? Se você põe sua confiança numa terra segura o que fará quando o Jordão inundar?". (Jr 12.5)

Deus se importava com o lamento de Jeremias. Mas, estava lapidando aquele diamante. Jeremias foi preparado, amadurecido. Depois dessa conversa com o Senhor, a forma como entregava as profecias, ainda que recebesse ameaças e humilhações contra sua vida, já era outra. Ele erguia a voz contra os governos e anunciava o juizo do Senhor, na postura de quem sabia quem era e que estava sendo enviado pelo Senhor dos Exércitos. Ele se posicionou em nome de Deus!

Jeremias foi um dos maiores profetas de que se tem registro. Deus revelou-lhe coisas que apenas alguém que esteve face-a-face com o Senhor é capaz de ouvir, sem ir à loucura. E, louvado seja o Senhor, que mesmo permitindo que Jeremias passasse tantas privações, ouviu suas orações e cumpriu cada palavra que entregou a seu povo através de seu servo.

Jeremias é um herói para a minha fé. Posso chorar, posso até questionar... mas, Deus me usa enquanto me lapida. E grandes coisas está por fazer através de quem anda com Ele. Se Ele me chamar, ainda que no início eu tenha algum receio, sei que o amor dEle me ajudará a lançar fora todo o medo e me fará ter a honra de ser chamada às nações!

Diante disso, minha posição é de defender e honrar o Nome de Jesus. Eu disse "sim" ao Senhor e, como Jeremias, estou sendo preparada enquanto caminho com Ele.

E você?




Um comentário:

  1. Glória a Deus por sua vida Kelly.

    Faço minha as suas palavras, pois eu muitas vezes me sinto assim... um "chorão", aliás, confesso que estes últimos dias tem sido bastante difíceis, ore por mim amiga, preciso de oração.

    Fique na paz do nosso Senhor Jesus.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir