quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Soldados Feridos e a Igreja Cristã


Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. - 1 Pedro 4.8

Pois é!

Quem são os soldados feridos? Existem tantos dentro das igrejas... 
Eles se caracterizam por serem amantes da Palavra, adoradores em potencial! Gente que sempre está buscando ouvir a voz de Deus mas que, por suas feridas, têm dificuldade em caminhar em direção à terra prometida. Não perderam o desejo dela... pelo menos no início...

Sabem, esses soldados feridos são soldados. Não têm medo de orar. Não têm medo de ouvir  correção de estratégia de Deus. Na verdade, anseiam por isso, para sentirem-se parte ainda do Grande Plano do Senhor dos Exércitos. Mas, ao ouvirem as ordens, não por desobediência, mas pelo efeito da solidão, recebem a informação como um analgésico, um alívio para a dor - Ele ainda pensa em mim! - e não a utilizam como deveriam!

Solidão? Sim, sem companheiros que andem com ele, não conseguirá prover alimento ou trocar as ataduras. Precisará de quem o ajude a se exercitar ou que se exercite com ele! Precisará ver outro amante da Palavra, adorador em potencial em ação e, sentir-se pronto a lutar ao seu lado.

E, o que temos nas igrejas?
Principalmente nas grandes igrejas cristãs - nas respeitáveis - os principais sofredores da "Síndrome do Soldado Ferido" são membros da liderança. Gente que servia junto, sofreu alguma frustração, alguma dificuldade pessoal, um pecado talvez e foi apenas observada. Eles continuam discipulando um tempo, participando dos grupos e cursos de reciclagem para não se entregarem. Começam a sentirem-se fracos. Seus movimentos sugerem pedidos de ajuda. Mas, não tem quem ore com eles. Talvez num apelo. Seus colegas de liderança observaram que fulano não tem vindo. Ou que tem se afastado. Ou que está triste. E, comentam nas reuniões. É triste. Momento de silêncio. Em outras palavras: "-  Se está morrendo, o que podemos fazer? Talvez seja a vontade do Senhor... se fosse um dos que discipulei ou dos que frequentam minha casa eu cuidaria, mas não posso... talvez Deus tenha misericórdia e abençoe-o mais à frente".

E assim, morre um soldado.
A causa? Inanição dentro de seu próprio Quartel General.

Só o amor em prática mudará esse quadro e fortalecerá nossas igrejas com dignidade.
Quem se habilita a carregar um soldado? 

Soli Deo Gloria.

Um comentário:

  1. Essa é uma questão relevante e totalmente ignorada nas igrejas... eu me sinto como um soldado ferido, há muito tempo... vai valer a pena terminar a faculdade de teologia só para escrever uma monografia sobre este tema...
    Obrigada pelo seu apoio sempre. Abraços, Lu

    ResponderExcluir