terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Refúgio de um Pastor


"Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?" Salmo 56.8



   Um dos maiores pastores que já existiu escreveu isso.
   Definitivamente, você acha mesmo que os pastores da sua igreja são as pessoas mais preparadas para ajudá-lo a vencer seus gigantes? Ao perceber que eles não lhe conhecem direito, você se deprime? Você tem se sentido de lado, angustiado, desprezado pela igreja, não valorizado e tudo mais? Já pensou que eles também estão caminhando as próprias sagas? Eu quero apresentar mais uma vez um amigo da Eternidade que eu tenho: o Rei Davi. Não... vou apresentá-lo como o homem Davi.  Melhor... como o pastor Davi.

    Davi era o menor da sua família, o menos valorizado, o pequeno. Seus irmãos, fortes e bonitos eram vistos como os grandes candidatos ao trono pelo seu pai, e, até mesmo aos olhos de Samuel o mais velho parecia ser o ungido (I Samuel 16.6). Por vista, não acredito que Samuel escolhesse Davi, valorizasse ou entendesse quem ele era. Mas, os olhos de Deus estavam escaneando a casa de Jessé para orientar Samuel. Não é o que está por fora que interessa, mas a integridade do coração.


"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração". I Samuel 16.7

   Não foi por falta de amor a Deus ou desleixo com o ministério profético e sacerdotal que Samuel exercia que ele cogitou o mais velho. Ele foi diretamente para o que estava acontecendo à sua vista. Todavia, o escolhido fora Davi. Era o pastor de ovelhas e passava o dia cuidando das ovelhas de seu pai. E, na escolha de Davi, o Senhor ensinou Samuel a conhecê-Lo ainda mais.

   Samuel, aquele que um dia, antes mesmo de ser concebido já havia sido dedicado ao Senhor. Foi a recompensa da oração de fé de sua mãe, que também sofrera de incompreensão por parte do sacerdote. Foi tida como bêbada para Eli. Todavia, uma vez, revelada a angústia dela, o sacerdote se compadeceu e a abençoou. E Deus respondeu-lhe a oração, dando-lhe um filho que passou a ser o primeiro sacerdote do tempo dos Reis de Israel. Aquele rapaz conheceu a voz de Deus quando jovem e tornou-se intimo do Senhor, ferramenta indispensável à obra que Deus tinha por fazer em Israel.

   Tão logo fora ungido, o Espírito do Senhor retirou-se de Saul e passou a ser com Davi. Em compensação, Saul, atormentado, recebeu o conselho de seus servos de que procurasse alguém que tocasse harpa para que alivasse seu coração. Foi quando um dos moços deu testemunho de Davi:

"Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele". I Samuel 16.18

  Características fantásticas, não? Tudo isso, em um homem. Esse pastor de ovelhas que é ungido rei pelo grande profeta Samuel; bom músico, bonito, corajoso, bom nas palavras, de presença, de repente está se perguntando "Onde está Deus?". Uma pessoa que, em tempo de angústia ou de perseguição, sente-se carente de amparo. E, aqui, nesse texto chave da meditação, expressou sua necessidade de ver Deus no momento difícil. Davi procura Deus a todo instante. Anda com Ele como um filho que não quer largar da mão do pai. Quando tropeçava, quando falhava, confessava diante de Deus a sua dor e buscava garantir que Deus não viraria seu rosto, não deixaria de andar com Ele. O Salmo 51 fala sobre isso.

  Nós temos pastores que ajudam a conduzir o rebanho do Bom Pastor, que é Cristo. O Pr. Paschoal, pastor da igreja da qual sou membro costuma lembrar de uma fala que ouviu em uma reunião de convenção: "somos os cães pastores, cuidando da caminhada do rebanho". Esses, foram homens escolhidos por Deus para cuidarem da alimentação (pastagem = Palavra), do caminho (prado = valores), da saúde (exortações e consolos) das ovelhas de Jesus.

  Que Deus nos ajude a amá-los, sustentá-los em oração, compreendê-los nas dificuldades como irmãos que são da congregação com um chamado especial para essa obra linda, que é de amar pessoas a ponto de brigar com ursos e leões, como fizera Davi em sua juventude. Estes precisam do amparo do Senhor também, como cada um de nós. E, que aqueles que têm feito mau-uso desse chamado, sejam colocados diante desse Pai de Amor, pronto a corrigir e exortar os seus. Que com misericórdia Ele levante mais pessoas responsáveis, dignas, humildes e sábias para estarem à frente de Sua Igreja. E que os falsos profetas sejam desmascarados e derrotados por causarem a ruína de tantos!
  Essa é minha oração em Cristo!

  Eu tenho esse chamado também. E oro por meus pastores e líderes.
  E você?

  Soli Deo Gloria.

   Kelly

2 comentários:

  1. Ola Kelly!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi amada donzela guerreira!

    Tudo bem?
    Bom, eu confesso que dias atrás tive uma bruta decepção com um dos nossos pastores. Eu sei que ele é humano,mas espero que ele seja santo! Sede santo como Ele é, não? Mas acho que esperar muito das pessoas também é errado né?
    Bom, Deus abençoe o pastor, porque ele me ensinou a não criar falsas espectativas, e te abençoe pq ler teu post me levou a entender isso!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir