quinta-feira, 9 de setembro de 2010

As Crianças e o Reino de Jesus


“Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” (Lucas 18:16).



 O feriado de 7 de setembro é um dos mais esperados no país! A maioria das pessoas não espera por ele para comemorar a independência do Brasil em relação à coroa Portuguesa. Os planos de praia, visitas a parentes distantes e passeios em grupos de amigos ficam em alta. E essa comemoração é maior em Curitiba, que estende o feriado até o dia 8.

 Os nossos dias têm sido difíceis, o clima de eleições está deprimindo muita gente, perseguições ao direito democrático de posicionamento têm atingido a minha igreja, a falta de emprego de alguns, de compreensão de outros, de tolerância e de vergonha, de amistosidade nos comentários, o excesso de competição, dentre outras coisas tornam a vida mais cinzenta. Nesse clima todo, fica difícil sorrir, reviver sonhos, lutar com esperança e animar o aflito.

 É quando chega o feriado. Desembarca no Afonso Pena a família dos meus tios. Fui madrinha no casamento deles e lembro de quando a Vanessa nasceu. Hoje é uma linda menina de 5 anos. Tanta energia para gastar. Brinca como se o tempo fosse mais um desenho para colorir. Não faz idéia do que significa a palavra eleição. Serra é uma ferramenta que ela não pode encostar, porque pode se cortar, e Dilma rima com Vilma, a mulher do Fred! Aborto? Matar neném está fora de cogitação, afinal ela simplesmente ignora se tem idade ou não para segurar o irmãozinho dela - recém-nascido - nos braços e cobri-lo de beijos!!

 Para a Vanessa, qualquer coisa pode ser divertida. Ah, e vocês deviam ouvi-la cantando enquanto a balançamos na rede: "Bom barqueiro, bom barqueiro, me deixai passar! Tenho filhos pequeninos pra acabar de criar, de criar!". Ursinhos de pelúcia, joguinhos de criatividade! E, quando ela quer cantar em inglês? Não importa se você entende ou não, ela canta! É sapequinha também, faz pirraça às vezes. Então eu me agacho, pego a mãozinha dela, olho nos olhos e explico que ela pode pedir a mesma coisa sem gritar! E ela o faz! Aprende assim, amando e sendo amada. Cresce confiando que o que estou dizendo é bom! Que responsabilidade a minha! Que responsabilidade dos pais dela e de qualquer adulto que queira tê-la por perto!

 Ok, eu já vou parar. É, de noite, quando ela vai dormir, pede para que eu deite ao lado dela. Faz uma oração, agradecendo ao Papai do Céu pelo dia de brincadeiras, se desculpa pelas coisas feias e pede para que Ele não permita que ela tenha dor de ouvido. E fecha os olhos. Espia para ver se estou acordada ainda. Quando percebe que realmente vou dormir, se entrega profundamente ao mundo dos sonhos! Uma questão de poucos minutos.

 Preciso fazer um paralelo?
 Preciso descrever o meu sorriso?
 Preciso dizer o prazer que tenho em cansar e descansar com ela?
 E com o Reino? Temos cansado e descansado com ele? Temos amado fazer parte dele? Temos passado os nossos dias curtindo a alegria e a responsabilidade de estar nele e com ele? O Reino de Deus é delas, porque elas já vivem assim.

 Se você não entendeu, passe um dia com uma criança. Saiba: você vai se cansar! Supere suas irritações e cansaços, permita que ela envolva você na atmosfera que ela transforma o tempo todo ao redor dela, para ser livre! E, ao final do dia, que Deus te dê uma boa noite de paz!!

Paz e beijos!


Um comentário:

  1. Ei Donzela Guerreira e madrinha babona hehehehehe
    Ai que texto inspirado o seu, guria!! Muito fofo! Não só pela poesia nas palavras, mas parecia que eu via as cemas que vc descreveu!
    Sabe, um dia eu percebi que os adultos que são inocentes do mundo, que tem os olhos de criança, são muito mais felizes. Eles só veem a chuva, e não os relâmpagos! Veem as flores, não os espinhos! Que maravilha, né?
    Quero ser criança grande pra sempre!

    ResponderExcluir